Base Rígida & Base Fléxivel


A Escolha do Tipo de Assentamento

Consultar sempre o técnico da obra, avaliando a adequação do tipo de assentamento pretendido, em face do tipo de lajeta de pavimento escolhido e o tipo de obra definida. Esclarecer os critérios da obra, a eventual função pedonal ou rodoviária, o tipo de afluência, as cargas previstas e o tipo de solo.


 

Base de Assentamento Rigída (link)

A pavimentação rigída consiste na colocação das peças com uma argamassa ou cola adequada, sobre uma base executada em betonilha, cuja secção será definida em função das cargas previstas, podendo ou não conter uma armadura metálica para repartição das cargas sempre que se julgue necessário.






















 




Base de Assentamento Flexivel (link)

A pavimentação flexível consiste na colocação das peças sobre uma camada de areia, saibro ou pó de pedra, previamente compactada sem aglomerantes e o posterior preenchimento das juntas com a areia, saibro ou pó de pedra de calibre adequado, seguida da compactação do conjunto. O funcionamento das placas em pavimento flexível, depende directamente das cargas a que o local vai estar sujeito, mas sobretudo depende das condições de assentamento e do tipo de base que possuem.